Artigo com informações sobre Cólicas Menstruais
A menstruação nos acompanha da adolescência até a menopausa. Durante toda a vida, menstruaremos cerca de 400 vezes. É muito!!!
A cólica menstrual é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar a camada interna do útero, em forma de sangramento, durante a menstruação.
A cólica menstrual intensa vem da contratilidade uterina exagerada e uma resposta inflamatória aumentada pelo excesso de prostaglandina. Pode causar diversos graus de dor a cada ciclo menstrual.
Existem doenças que causam cólicas, como endometriose, miomas, pólipos, cistite, cálculo renal, síndrome do intestino irritável. Precisam de diagnóstico e tratamento imediatos!
Geralmente a dor é mais duradoura e mais intensa e apresenta piora progressiva.
Veja qual seu tipo de cólica:
‣ Leve: dor fraca, desaparece espontaneamente.
‣ Moderada: medicamentos simples são suficientes.
‣ Severa: não há qualquer melhora com medicamentos.
‣ Incapacitante: dores tão intensas que impedem de exercer atividades diárias, necessitando de medicações fortes para aliviar.
A partir do diagnóstico exato da dor, diversos tratamentos podem aliviar a cólica menstrual.
Tenho como conduta os fitoterápicos como lavanda e alfazema. Prescrevo em fórmulas manipuladas em gotas para tomar, personalizadas de acordo com os sintomas.
Fazer massagens circulares no abdômen com óleos essenciais de gerânio e lavanda surtem ótimos efeitos.
Em alguns casos, também prescrevo diversos medicamentos como anti-inflamatório ( Ibuprofeno e outros) , associados a vitaminas que potencializam o resultado. Também são fórmulas personalizados conforme a intensidade dos sintomas.
As pacientes cólicas severas que também desejam utilizar métodos anticoncepcionais podem se beneficiar com pílulas contínuas, adesivos, implantes e Mirena.
Analisando seu histórico e seus desejos, decidiremos pelo melhor tratamento!