A quantidade de mulheres com endometriose que apresentam infertilidade está aumentando muito, principalmente porque estão decidindo engravidar mais tarde. Em alguns casos, o grau de endometriose está avançado, o que dificulta a gestação.

A endometriose ocasiona infertilidade devido a diversos fatores:
Fator Mecânico
A endometriose causa uma inflamação persistente, que forma as aderências pélvicas severas, causando modificação na anatomia dos órgãos pélvicos ( útero, ovários e trompas ).
Há interferência direta no processo de liberação do óvulo e em sua captura pela tuba uterina. Pode ainda ocorrer lesão tubária, com dilatação e obstrução da trompa, impedindo a passagem do espermatozoide.
Predisposição Genética
Estudos realizados em famílias acometidas pela endometriose revelam a existência de um componente genético.
Ambiente Peritoneal
Algumas substâncias presentes no fluido peritoneal (líquido intrabdominal) podem alterar a mobilidade tubária, captação ovular ou ovulação.
Aspectos Imunológicos
O sistema imune é responsável por identificar e destruir antígenos estranhos. A implantação do embrião no útero, e subsequente gestação, são dependentes da habilidade do sistema imune em diferenciar o embrião dos tecidos maternos e permitir seu desenvolvimento. Existe uma forte constatação de que a presença de endométrio ectópico na pelve deflagra estímulo antigênico, induzindo resposta imuno-inflamatória, diminuindo assim as chances de implantação do embrião.