Melhor Horário para Exercicios

Tem gente que pula cedo da cama, cheio de energia, pronto para "conquistar o mundo" e com todo o pique para treinar. O treino rende bastante, assim como o trabalho. No final da tarde, a energia começa a se esgotar. É hora de diminuir o ritmo e descansar.

Por outro lado, algumas pessoas têm uma dificuldade imensa levantar de manhã, com asensação de "não funcionar bem" logo que acordam, detestam fazer atividade física neste período e mesmo suas atividades profissionais são limitadas por esta "indisposição". À tarde, a energia aumenta progressivamente .

O treino à noite é altamente produtivo, sendo capaz de treinar e trabalhar até altas horas da madrugada.

Por que existe tanta diferença entre as pessoas? A resposta é o funcionamento do corpo humano para que geram situações tão distintas.

As ocorrências fisiológicas se repetem a cada 24 horas no organismo, no chamado ritmo circadiano. A partir dele, é possível determinar como alguns tipos de hormônios e substâncias do organismo são liberados, como as endorfinas, o cortisol e a adrenalina.

Com esses dados em mãos, é possível determinar se seu rendimento é maior pela manhã ou ao final do dia, e como a qualidade de seu programa de exercícios poderá ser alcançada. Contrariando o ritmo do seu organismo, aumenta bastante a possibilidade de ter problemas de sobrecarga de treinamento, lesões musculares e consequentemente, desmotivação para praticar um esporte.

A cronobiologia é uma área da ciência que estuda tais distinções e parte do princípio que o organismo funciona com horários próprios para seu melhor aproveitamento de energia, estabelecendo os melhores horários para exercícios físicos, atividades que exigem atenção e os momentos de descanso.

Portanto, procure seguir o seu ritmo, evitando treinar em horários onde seu corpo não apresenta o melhor desempenho. Mantenha a alimentação equilibrada, levando em conta os períodos nos quais tem maior pique e energia. Procure também descansar e relaxar nos momentos em que seu corpo apresentar cansaço, evitando ao máximo treinar em horários inadequados ao seu metabolismo.

Desejamos resultados para o seu treino e uma vida mais longa nos esportes!