Mioma

O mioma é um tumor sólido benigno formado por tecido muscular de causa desconhecida. Podem se localizar no interior do útero, na espessura de sua parede ou externamente, sendo então classificados como submucoso, intramural ou subseroso. Seu tamanho pode atingir grande diâmetro e até provocar aumento do abdômen.

Traz sintomas como aumento do fluxo e duração da menstruação, dor abdominal, dor nas relações sexuais e em alguns casos, anemia, inchaço, dores e problemas causados pela compressão de órgãos vizinhos, como prisão de ventre e incontinência urinária. Também podem interferir na fertilidade dificultando a passagem do espermatozoide e a fixação do embrião nas paredes do útero.

As pesquisas médicas registram que 30% a 60% de mulheres adultas apresentam miomas uterinos.
O diagnóstico é realizado em consulta ao ginecologista, considerando-se as possíveis queixas e o exame físico, que avalia se o útero tem o tamanho aumentado. Para confirmar a suspeita, o médico solicita uma ultrassonografia ou outros exames de imagem. Caso seja constatado o problema, deve-se levar em consideração o estilo de vida e os desejos de cada paciente. Temos que considerar quais são os sintomas, a idade, os planos de ter filhos, o desejo de preservar o útero e se a paciente aceita ou não passar por uma cirurgia.

Com experiência de muitos casos tratados com sucesso e a participação em cursos e congressos internacionais, tenho a consciência de que muito podemos fazer para tratar efetivamente os miomas e restabelecer a qualidade de vida!

Entre em contato para agendar uma consulta presencial. Minha missão é trazer saúde integral às mulheres.