O que Comer antes dos Exercícios

Fazer uma refeição antes de qualquer atividade física é fundamental para ter disposição e não se sinta fraco durante o exercício, além de evitar a hipoglicemia. Assim, praticar atividades físicas em jejum não é indicado, mas começar o treino com o estômago muito cheio também pode diminuir o desempenho por dificultar a digestão, podendo provocar mal estar e náuseas.

A refeição antes da prática esportiva deve ser composta principalmente por carboidratos e líquidos. A orientação depende também de um fator importante: qual refeição será realizada antes do exercício.

Para quem treina cedo
Quando for necessário iniciar a atividade em um tempo menor após a última refeição - o que geralmente acontece com as pessoas que costumam treinar logo pela manhã - recomenda-se o consumo exclusivo de carboidratos escolhendo entre pão, barra de cereais, frutas, bolachas simples ou suplementos a base de carboidratos, para garantir a energia necessária para o momento. Nesses casos, devem-se evitar proteínas e gorduras, já que a digestão desses alimentos é mais lenta, o que pode causar sensação de peso no estômago durante o treino.

Após o café da manhã
Um café da manhã completo deve conter um tipo de carboidrato - que pode ser pão, bolacha ou torrada - além de um laticínio, como queijo, iogurte ou leite. As versões desnatadas ou magras são mais indicadas para esse grupo, por conterem menor teor de gordura. É importante a complementação com uma fruta, em seu estado natural ou em forma de suco, como fonte de vitaminas e oligoelementos essenciais ao metabolismo. Vale ressaltar que comer a fruta ao invés do suco tem a vantagem de fornecer maior quantidade de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. O exercício pode ser realizado após 90 minutos.

Após o almoço
Sua composição deve ser rica em carboidratos e com menor proporção de gordura, que deve ser usada em pequena quantidade no preparo dos alimentos. As fontes de proteínas - como carnes, aves e pescados - devem ser grelhadas, cozidas ou assadas, e ingeridas sem pele ou gordura. Não ingerir frituras. O treino deve iniciar 2 horas após o almoço.

Final da tarde / Noite
Seguir as mesmas recomendações do treino cedo: carboidratos simples isolados
Após o treino, ingerir uma refeição completa: proteínas e pouca gordura e pouco carboidrato.

Envie um e-mail pelo formulário abaixo para enviarmos sobre o melhor horário para se exercitar para cada tipo de pessoa.