Tensão pré-menstrual: O que é e como tratar a TPM

Milhões de mulheres sofrem com a TPM durante os anos reprodutivos, desde a adolescência até a menopausa. São cerca de 400 menstruações na vida!!!

A TPM é um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se os sintomas persistirem após a menstruação já ter acabado, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios diminui bastante durante a menstruação.

Portanto, em cada dia, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.

Mais de 100 sintomas foram relacionados à TPM. Os mais comuns são: irritabilidade, agressividade, depressão e instabilidade emocional, dor mamária, inchaço abdominal, dor de cabeça e inchaço geral.

O Distúrbio Disfórico Pré-Menstrual (DDPM) é a forma mais intensa da doença, com sintomas muito severos e falta de autocontrole, causando enorme impacto na vida social quando o período menstrual se aproxima.

TRATAMENTO PARA TPM
Suspensão da oscilação hormonal com uso de pílulas contínuas

Antidepressivos específicos: em dose baixa, contínuos ou intervalados

Sintomáticos: em nossa clínica costumamos formular uma combinação de componentes fitoterápicos que trazem bastante melhora, com a vantagem de serem mais leves para o organismo

O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração a intensidade dos sintomas e repercussões na rotina da mulher.

Podemos ajudar a reduzir o desconforto da TPM, agende uma consulta!