Nossa região pélvica possui músculos que são a base de sustentação de toda cavidade abdominal. O assoalho pélvico é constituído pelo canal vaginal e a região do períneo. É um área importante para manter qualidade de vida emocional e sexual da mulher.
Por que a vagina fica larga?
Pode ocorrer por três fatores principais: parto normal, Idade e menopausa.
O parto normal pode causar vagina larga?
A vagina tem o diâmetro normal de cerca de 2 cm e a cabeça do bebê tem 11 cm de diâmetro. Durante o trabalho de parto, a vagina precisa se “alargar” para que o bebê possa passar.
O trabalhos de parto com tempo prolongado, com bebês grandes ou que tiveram laceração ou episiotomias ( cortes ) extensos agravam ainda mais essa situação.
Quando nervos e músculos são lesados, o diâmetro da vagina não volta ao normal após o parto. Quanto mais partos normais, maiores são os danos anatômicos nessa região.
A idade e a menopausa causam alargamento do períneo?
A relação entre vagina larga, idade e menopausa também é natural. O envelhecimento causa flacidez dos músculos do nosso corpo e portanto também da vagina. No climaterio alteram há queda da produção hormonal, o que piora ainda mais a flacidez da vagina, além da rotura do períneo. Também pode ocorrer a incontinência urinária porque a bexiga perde a sustentação muscular.
Qual o tratamento indicado para vagina larga?
Há dois tipos de tratamentos eficazes para estreitamento da vagina e reabilitação do períneo:
Laser íntimo: realizamos na nossa Clínica tratamentos com avançadas tecnologias. Resultados rápidos e eficazes.
Vaginoplastia cirúrgica: também conhecida como cirurgia de perineo ou perineoplastia, que restabelece a anatomia normal da cavidade vaginal. O procedimento aproxima os músculos rompidos e traz de volta a sensação de vaigna apertada. Realizo o procedimento com as técnicas cirúrgicas mais avançadas, comequipamentos de alta tecnologia para trazer uma rápida recuperação e um resultado de reabilitação completa e satisfatória!